RETRATO DE MÃE….

 
 
Uma simples mulher existe que,
pela imensidão do seu amor,
tem um pouco de Deus,
e pela constância de sua dedicação
tem um pouco de anjo;
que, sendo moça, pensa como uma anciã
e, sendo velha,
age com todas as forças da juventude;
quando ignorante,
melhor que qualquer sábio
desvenda os segredos da natureza,
e, quando sábia,
assume a simplicidade das crianças.

Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos
que ama e, rica, empobrecer-se para que seu
coração não sangre, ferido pelos ingratos.

Forte, entretanto, estremece ao choro duma
criancinha, e fraca, não se altera
com a bravura dos leões.

Viva, não sabemos lhe dar o valor
porque à sua sombra todas as dores se apagam.

Morta, tudo o que somos e tudo que temos
daríamos para vê-la de novo,
e receber um aperto de seus braços
e uma palavra de seus lábios.

Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher,
se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum:
porque eu a vi passar no meu caminho.

Quando crecerem seus filhos,
leiam para eles esta página.
Eles lhe cobrirão de beijos a fronte,
e dirão que um pobre viandante,
em troca de suntuosa hospedagem recebida,
aqui deixou para todos o retrato de sua própria MÃE.

 
4 Respostas to “RETRATO DE MÃE….”

  1. inexistente Says:

     
     
    gif (presente)
     
    Feliz Dia da Mãe!
    beijos
     
    madalena
     
    POEMA À MÃE

    No mais fundo de tiEu sei que te traí, mãe.
    Tudo porque já não souO menino adormecidoNo fundo dos teus olhos.
    Tudo porque ignorasQue há leitos onde o frio não se demoraE noites rumorosas de águas matinais.
    Por isso, às vezes, as palavras que te digoSão duras, mãe,E o nosso amor é infeliz.
    Tudo porque perdi as rosas brancasQue apertava junto ao coraçãoNo retrato da moldura.
    Se soubesses como ainda amo as rosas,Talvez não enchesses as horas de pesadelos.
    Mas tu esqueceste muita coisa;Esqueceste que as minhas pernas cresceram,Que todo o meu corpo cresceu,E até o meu coraçãoFicou enorme, mãe!
    Olha – queres ouvir-me? -Às vezes ainda sou o meninoQue adormeceu nos teus olhos;
    Ainda aperto contra o coraçãoRosas tão brancasComo as que tens na moldura;
    Ainda oiço a tua voz:Era uma vez uma princesaNo meio do laranjal…
    Mas – tu sabes – a noite é enorme,E todo o meu corpo cresceu.Eu saí da moldura,Dei às aves os meus olhos a beber.
    Não me esqueci de nada, mãe.Guardo a tua voz dentro de mim.E deixo as rosas.
    Boa noite. Eu vou com as aves.
    Eugénio de Andrade, "Os Amantes sem Dinheiro"

  2. Bom Dia
    Eu espero que você tenha um belo amanhecer ,E que , amanhecendo , você desperte sorrindo …
    E que , sorrindo , você siga o seu caminho ,A sua jornada de trabalho ,Contagiando todos a sua volta …
    Que seu anjo da guarda sempre lhe acompanhe ,E faça sua luz ser mais brilhante …Essa luz que tantas vezes já iluminou o meu astral …
    Quero que a sua saúde , em momento algum ,Te deixe na mão … Nem um mal estar , nem um nada ,pode atrapalhar o seu BOM DIA …
    Espero , por fim , que , ao fim do dia ,Antes do seu repouso , Você ainda tenha ânimo para ler ,Toda essa mensagem de novo …
    Porque eu lhe desejo um bom dia ,Amanhã , depois , e sempre !!!
    Olá Solnascente  feliz dia das mães que teu dia seja sempre iluminado um beijinho no teu lindo coração. Ana mo

  3. ミ★ Mari Alves Says:

    Dizem que Dona Felicidade mora longedos sonhadores, mas não é verdade ! Dona Felicidade mora sempreonde colocamos os nossos sonhos.Dona Felicidade exige que cada pessoaque deseja realmente encontrá-la,vá pessoalmente procurá-la.Ela está pertinho de VOCÊ, basta daro primeiro sorriso…
     

    ઇ‍ઉ ˧¢ö®Þ¡äñäh ઇ‍ઉ
     

  4.  Olá querida Rosa
    um maravilhoso final de semana!!! e vim agradeçer por você ser este amiga que é!!!
     

     
    AMIZADE!
     

    Fiz ver-te linda e bela,
    Sem  saber ao certo tua essência.
    Fiz  ver-te pura e sincera.
    Sem saber o certo teu desejo.
    Fiz ver-te infinita, verdadeira,
    desinteressada nada sabia de ti,
    mais queria que ficasses para sempre!…
    Não pude pedir-te em amizade,
    Simplesmente senti-me tua amiga.
    Dei-te a minha amizade…
    Obrigada por me ofertares a tua!
    Bjos no coração , com carinho
     
    Cleide

Deixe um comentário

